Núcleo de Mediação e Prevenção de Conflitos do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns

O Núcleo de Mediação e Prevenção de Conflitos foi criado em 2008, visando institucionalizar as ações de mediação e os demais meios extrajudiciais de resolução de controvérsias (conciliação, negociação e arbitragem) que o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns já desenvolvia através de parceria com o Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, que é parceiro atuante até hoje.

A atividade de mediação representa uma forma não adversarial (consensual) de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.

Tem como objetivo difundir os valores da paz e da tolerância.

Ela é aplicada aos casos individuais e coletivos com potencial para tanto, triados dentre o rol de atendimentos realizado no Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns.

O objetivo é inserir na ação da Assistência Jurídica um novo paradigma para a solução de conflitos, tirando deste a pesada carga de ser sempre negativo, procurando transformar a cultura pré-estabelecida do "eu ganho e você perde", na cultura do "nós ganhamos" e todo o potencial de crescimento humano que ela proporciona, sedimentando uma nova mentalidade e uma nova forma de agir para o operador do direito.

Desde o inicio do Escritório Modelo e o estabelecimento das sessões de tentativas de mediação, seu número vem crescendo progressivamente. Em 2007 foram 28 tentativas de mediação, em 2008, 58, em 2009 o número permaneceu estável, em 56, já em 2010 as tentativas foram 163 e em 2011 o total alcançou o número de 152. Já os acordos, que ressalto, não é o objetivo principal da mediação, foram 16 em 2007, 34 em 2008, 30 em 2009, 28 em 2010 e 34 em 2011.

O Núcleo de Mediação e Prevenção Conflitos tem também como função, sensibilizar e capacitar o estudantes de direito e estagiários do Escritório Modelo para atuação na área, visando preparar esses futuros profissionais do Direito para contribuir na construção de uma sociedade sob as bases da Cultura da Paz.

logo2 puc
logo3 fundacao
logo4 brasil
 

Desenvolvido por Mamute Mídia
2012 EM Núcleo de Prática Jurídica "Dom Paulo Evaristo Arns da Faculdade de Direito da PUC/SP" | Termos de Uso | Política de Privacidade